RELATOS 2013

RELATOS DOS BOLSITAS SOBRE AS ATIVIDADES DO ANO DE 2013

TALITA MENDES DE ARAUJO

Este ano foi muito importante pra mim pois tive experiências importantes. Trabalhar com o 1º ano foi um desafio pois pude perceber as dificuldades presentes, meu maior crescimento pessoal foi com o 2º ano  pois pude ver realizar-me com os alunos, houve diversos contratempos como brigas, pais enfim problemas  do cotidiano da sala de aula que agregaram muito a minha experiência bem como os ensinamentos adquiridos na pratica foram refletidos na minha ação como acadêmica pois pude estudar e decifrar cada dificuldade ou obstáculos dos meus alunos.
Por fim, foi muito gratificante e engrandecedora essa experiência pelo convívio em uma sala de aula e na escola como professora.

MURILO DA SILVA CAETANO 

Ingressei na PIBID em setembro de 2013, com isso tive a oportunidade de entrar em sala de aula logo no 1° semestre do curso de licenciatura em pedagogia, o que contribuiu e muito no me crescimento acadêmico, além disso, pude firmar minha escolha pelo curso. Trabalhei com a turma do 1° ano com crianças de 6 e 7 anos, realizamos varias atividades com o foco na Educação Ambiental. O PIBID me oportunizou e me incentivou a participar de alguns eventos acadêmicos, inclusive da comissão organizadora do 1° SIEIF. Enfim foi oportunidade que tive para vivenciar a experiência com a pratica docente.

SANDRA DA SILVA MARTINS

Durante o ano de 2013 tive a oportunidade através do PIBID Educação Ambiental, iniciar a minha primeira experiência na pratica docente em sala de aula a qual trabalhei com a turma da quarta ano composta de doze alunos na faixa etária entre dez e quinze anos. A experiência em sala de aula foi um grande desafio, que me proporcionou uma imensa satisfação e realização, pois tive a oportunidade de trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar o que era também um sonho que tinha vontade de realizar desde o Ensino Médio. Percebia que a cada momento em sala de aula maiores eram as aprendizagens que fiz com meus alunos foi a oportunidade que tive de por em pratica as atividades que venho aprendendo do curso de licenciatura em pedagogia pois acredito que para haver uma boa pratica precisamos da teoria.

THAMIRES COELHO CARDOZO

            Iniciei minha atividades no PIBID educação Ambiental  em Agosto de 2013 com uma turma de 3° ano do ensino fundamental com  de uma faixa etária entre 9 e 11 anos os conteúdos que  trabalhei no 3° bimestre foram o solo drogas e álcool e violência.
            Onde começamos trabalhado os diferentes tipos de solo, erosão, construímos terrários e um minhocário questões sobre os malefícios causados pelos agrotóxicos e a importância do solo para a agricultura e para vida dos demais serem vivos, onde a partir daí juntamente com os alunos do 2° anos e a bolsista Talita Mendes construímos uma horta suspensa.
EM violência trabalhamos os diferentes tipos de violências  praticadas,bulliyng ,onde no final convidamos um policial militar para ministrar um palestra sobre o assunto,em drogas foram trabalhadas as drogas licitas e ilícitas  e os danos que  causados por elas em nossa saúde.
            No 4° bimestre começamos a trabalhar alimentação, onde ressaltei a importância de uma alimentação saudável e os benefícios que uma alimentação balanceada traz para nossa saúde.
            Trabalhamos com a pirâmide alimentar, importância das vitaminas e nutrientes, e demos inicio a construção de um livro de receitas saudáveis com alimentos reaproveitáveis.
            Por fim o PIBID foi mais que minha primeira experiência a docência, foi um desafio grande, mas agradável, pois tive um crescimento significativo onde vivenciei a prática em sala de aula e adquiri ensinamentos que levarei para vida, assim firmei minha certeza que quero seguir em frente no curso de pedagogia.
          

EDUARDO ROCHA


No primeiro semestre de 2013 iniciei meu primeiro contato com a docência, no qual tive a oportunidade de trocar experiências com alunos de 5º ano, com faixa etária aproximadamente de 10 a 14 anos. Este momento foi extremamente relevante, pois pude realmente viver a docência, convivendo com professores, funcionários e alunos, vivenciando o dia-a-dia escolar. A troca de experiência e saberes construídos em sala de aula, conseqüentemente influenciou positivamente em meu desempenho acadêmico, seja em disciplinas presentes na graduação, ou em produções científicas, conseqüentemente socializadas com acadêmicos de outras universidades em eventos de ensino, pesquisa e extensão. Em meu primeiro contato com a docência pude relacionar a interação entre teoria e prática, pois não consigo imaginar estes dois processos separadamente. Em relação à troca de experiência com os alunos conseguimos crescer juntos ao longo deste ano, tanto no nível acadêmico como pessoal. No inicio do ano quando ingressamos nosso convívio, nossa escrita, oralidade e criatividade eram uma e hoje em dia melhoraram muito de qualidade. Costumo me incluir neste processo, pois parto da concepção de que aprendemos juntos, e que esta interação é necessária. Finalizando, esta experiência foi incrível e prazerosa, com certeza hoje sei que quero ser professor, e graças ao PIBID Educação Ambiental pretendo sempre incluir a temática ambiental em todos os estágios educacionais os quais futuramente farei parte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário